23 SET 2022
Prefeitura de Bela Vista utiliza poder de compras públicas em prol do desenvolvimento
Atividades voltadas para o eixo tiveram início no município na quinta-feira (22), com oficina voltada para os servidores municipais

Promover o desenvolvimento de Bela Vista a partir do processo de compras do poder público é um dos eixos de atuação do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal e esse trabalho teve início nesta quinta-feira (22) por meio de uma oficina voltada para os servidores municipais.

Com a temática “Compras Públicas e os benefícios para o desenvolvimento local”, a capacitação apresentou as estratégias que podem ser adotadas pela prefeitura para fomentar o desenvolvimento da cidade, a partir das compras feitas pelo próprio município. Uma delas é fazer com que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação. O tratamento diferenciado para as pequenas empresas da cidade está previsto na Lei Complementar nº 123/2006.

De acordo com a superintendente de Licitação de Bela Vista, Karina Ferreira, a capacitação foi de grande valia, pois trouxe conhecimentos que farão a diferença para a execução do trabalho. “O curso do Sebrae foi muito produtivo, pois incentiva os servidores a adquirir mais conhecimento, além de visualizar como podem ajudar a fomentar o comércio local e usar isso na administração pública, tanto na estrutura como no planejamento”, disse.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Letícia Cândia, participou do encontro e destacou a importância dos processos e o fomento do comércio local. “Essa primeira reunião foi essencial para todos os secretários conhecerem o que está sendo proposto dentro do Programa Cidade Empreendedora e abriu vários leques, vamos desenvolver cada vez mais para melhorar a nossa gestão”, afirmou.

Segundo o coordenador do eixo Compras Públicas do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo Faria, a oficina vem como um primeiro passo para o início das ações que serão promovidas por meio dessa vertente do programa Cidade Empreendedora. “Vamos elaborar um plano de trabalho em conjunto com a administração pública para melhorar o segmento no município. Dessa forma, queremos auxiliar o poder público a otimizar os processos licitatórios, além de ajudá-lo a priorizar os pequenos negócios da cidade nos editais de licitação, oferecendo mais chances de ganharem o pregão. Ao contratar uma empresa local, a prefeitura faz com que o investimento fique na cidade, contribuindo para o aumento de emprego e renda no município”, destacou Marcus.

Durante os 18 meses de execução do programa Cidade Empreendedora no município, por meio do eixo “Compras Públicas”, os consultores vão trabalhar junto a prefeitura para viabilizar a aplicabilidade da legislação, além de construir, em parceria com os funcionários, uma melhoria no processo de licitação com a proposta de torná-lo mais célere e eficiente. Também estão previstas ações de conscientização dos empreendedores locais para que eles passem a compreender as vantagens de fornecer produtos ao município e tenham interesse em participar das licitações.

Junto com o trabalho desenvolvido na área urbana, o eixo “Compras Públicas” possui outra linha de atuação com o foco no âmbito rural, em que são feitas ações junto a agricultura familiar para que os produtores consigam fornecer alimentos a prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Alimenta Brasil (PAB).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.