02 MAR 2023
SALA DO EMPREENDEDOR
Plano de Desenvolvimento Econômico de Bela Vista traz mais de 20 ações e irá auxiliar na transformação do município
Lançado pelo Sebrae e Prefeitura de Bela Vista, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

LNa noite desta quarta-feira (1º), em uma solenidade realizada no Cine São José, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Bela Vista lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado para o município. Formado por ações de melhorias voltadas para impulsionar a economia e promover o desenvolvimento local, o documento é uma entrega do programa Cidade Empreendedora, executado em Bela Vista desde abril de 2022.

“O Cidade Empreendedora para nós é motivo de orgulho, pois trouxe uma nova visão para os nossos empresários. Hoje a gente enxerga de outra maneira o que é empreender e que o caminho de ter o próprio negócio pode ser promissor, com muito crescimento. Então, quero agradecer ao Sebrae por essa parceria que está trazendo muitos benefícios para o nosso comércio e para a gestão municipal, pois os colaboradores da prefeitura estão sendo capacitados para que a gente possa fazer um trabalho ainda mais eficiente. Com esse plano, vamos continuar trazendo melhorias para a nossa população, seja no turismo ou na agricultura, e fazer de Bela Vista uma cidade voltada para o desenvolvimento”, destacou o prefeito, Reinaldo Miranda.

Confeccionado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Bela Vista é composto por 22 ações voltadas para aumentar a autoestima da população; fomentar a agricultura familiar e fortalecer o comércio local, criando estratégias para que a população compre mais dos empreendedores do município; além de fomentar a área do turismo.

De acordo com o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, as ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. O gestor ressalta que, por meio deste trabalho, o Sebrae se faz presente no município, atuando junto à prefeitura, para auxiliar a integrar representantes de diversos segmentos da sociedade e promover a transformação de Bela Vista.

“O Cidade Empreendedora é um programa composto por um pacote de soluções voltado para promover o desenvolvimento e, com essa iniciativa, o Sebrae se faz presente para auxiliar o município a identificar o que ele tem de melhor e quais são as potencialidades que podem ser impulsionadas para alavancar esse crescimento. Nosso papel é atuar,junto com o poder público e com a sociedade, como agente de transformação, então, o Plano de Desenvolvimento Econômico foi elaborado com a participação de diversos segmentos e traz um novo caminho rumo ao desenvolvimento de Bela Vista”, ressaltou Matheus.

Mutirão do MEI

Na mesma data do lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico, mais uma ação promovida pelo programa Cidade Empreendedora foi realizada no município: o Mutirão do MEI. Com a proposta de levar orientações para quem já empreende ou deseja abrir o próprio negócio, a iniciativa reuniu diversas instituições na rua Santo Afonso, ao lado da Prefeitura Municipal, das 13h às 16h.

Representantes da Sala do Empreendedor de Bela Vista e do Sebrae/MS passaram informações a respeito de como a pessoa interessada pode se formalizar como microempreendedor individual (MEI), além de como funciona a contribuição para este segmento e a necessidade da declaração anual. Militares do Corpo de Bombeiros e colaboradores da Vigilância Sanitária também estiveram presentes falando sobre a exigência de certificados ou alvarás dependendo do tipo de atividade empresarial a ser exercida. Já funcionários da cooperativa de crédito Sicredi, esclareceram como fazer a abertura de uma conta bancária jurídica e acesso à crédito.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.