22 MAI 2023
PREFEITURA CRIA PROGRAMA ‘DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA’
A Prefeitura de Bela Vista, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Fazenda, lançou na última sexta-feira (19), o Programa ‘Dinheiro Direto na Escola Municipal’ (PDDEM), ampliando a autonomia financeiras das escolas e ceims, com repasses financeiros para as Associações de Pais e Mestres (APMs).

O prefeito Reinaldo Piti destaca que neste ano serão repassados em torno de 125 mil reais. “É uma felicidade imensa poder beneficiar as nossas escolas e Ceims. São recursos que vão fazer a diferença para o diretor, junto com professores, e pais, para definirem o que será melhor para cada unidade escolar. E garantimos assim, uma gestão participativa e com muito mais autonomia”, diz Piti.
O secretário municipal de Educação, Idelcides Gutierres, explica que cada unidade vai receber os recursos conforme o número de alunos matriculados, recursos que serão gerenciados pelo diretor em parceria com a comunidade escolar.

“Esse programa era um sonho antigo de quem é gestor escolar, pois vai ajudar na gestão da aprendizagem e garante à comunidade escolar condições de decidir em aplicar os recursos nos problemas pontuais”, diz Idelcides. “Além de estarmos cumprindo mais uma das metas do Plano Municipal de Educação, dentre outras várias já cumpridas”, completa.

O secretário municipal de Fazenda, Aires Cafure, também ressaltou a importância do Programa para a educação bela-vistense. “É mais um investimento essencial a uma pasta das mais importantes para o nosso desenvolvimento, e esse programa soma-se aos vários que já fizemos na educação, todos resultados de um trabalho sério e que tem compromisso com o ensino municipal”, declara Cafure.
Além do prefeito Reinaldo Piti, secretário Idelcides e secretário Aires, o evento de lançamento do Programa contou com a presença dos secretários municipais Ico Battilani (Administração), Edvaldo Carvalho (Chefe de Gabinete) e Gabriel Barbosa (Coordenador Juridico), além de diretores, secretários escolares, tesoureiros e presidentes das APMs.

Após a solenidade foi feita uma explanação sobre aplicação dos recursos, compras, prestação de contas e transparência dos Programas PDDE federal e municipal conduzida pelo servidor José Luiz Canteiro técnico da Semed.