07 JUL 2023
SALA DO EMPREENDEDOR
Estudantes de Bela Vista realizam primeira troca do Recicla Verdinho na feira

Nesta quinta-feira (06), alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Jarbas Passarinho, em Bela Vista, realizaram a primeira troca de moeda social do Projeto Recicla Verdinho por alimentos saudáveis na Feira Central da cidade. Ao entregar na escola materiais que seriam descartados em casa, como garrafas PET e recipientes plásticos, os estudantes receberam “verdinhos” e puderam adquirir produtos da agricultura familiar na feira.

O projeto Recicla Verdinho, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a empresa Ciarama Máquinas e o Sebrae/MS por meio do programa Cidade Empreendedora. O prefeito Reinaldo Miranda, ressaltou sua importância para o futuro da cidade. “Este projeto é realmente notável e possui uma importância significativa para o futuro de Bela Vista. É mais um avanço em nossa parceria com o Sebrae, contando com o envolvimento e dedicação de todas as secretarias municipais”, destacou.

Os materiais recicláveis arrecadados pelos estudantes serão destinados aos Catadores de Recicláveis de Bela Vista, contribuindo para a valorização dessa importante atividade. Além disso, o valor dos produtos adquiridos pelas crianças com os “verdinhos” é repassado aos produtores pela Ciarama Máquinas, fortalecendo a agricultura familiar local. Cerca de cinco pequenos produtores estão cadastrados no projeto, possibilitando a troca da moeda social por itens de alimentação frescos e saudáveis.

Matheus Oliveira, gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, enfatizou o impacto positivo do Recicla Verdinho tanto na educação ambiental quanto no fortalecimento da agricultura familiar. “Além de promover a conscientização ambiental, essa iniciativa proporciona uma fonte adicional de renda para os pequenos produtores, pois o valor da moeda social utilizada pelas crianças é repassado a eles. Isso estimula o crescimento da produção e contribui para a sustentabilidade das famílias no campo”, pontuou.

O projeto também desempenha um papel significativo na formação dos estudantes, abordando temas como educação financeira, educação alimentar, saúde e desenvolvimento dos pequenos negócios rurais, como destacou Adrieli Miranda, agente de desenvolvimento da Prefeitura de Bela Vista. “Além da consciência ambiental, o Recicla Verdinho também proporciona conhecimentos valiosos em áreas como educação financeira, educação alimentar, saúde e desenvolvimento de pequenos negócios rurais”, disse.

Fabiana Coelho, coordenadora de pós-venda da Ciarama Máquinas, falou da importância do projeto na transformação da vida das pessoas por meio da educação e sustentabilidade. “O Recicla Verdinho fortalece o compromisso com a conscientização ambiental, o desenvolvimento econômico local e uma educação de qualidade em Bela Vista. A Ciarama Máquinas, assim como o projeto, tem a missão e o objetivo de inspirar e transformar vidas de forma positiva. Esperamos contribuir com a educação da geração futura, impactar e inspirar a importância da sustentabilidade ao máximo de pessoas da comunidade local”, comentou.

Com o lançamento do projeto Recicla Verdinho em Bela Vista, o município se une a outras cidades participantes do programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul. Essa iniciativa fortalece o compromisso com a conscientização ambiental, o desenvolvimento econômico local e uma educação de qualidade. Além de Bela Vista, o projeto também é realizado em outras cidades do estado, como Rio Brilhante, Maracaju, Costa Rica, Nova Andradina, Dourados, Amambai, Rio Verde de Mato Grosso, Inocência, Paraíso das Águas e Nova Alvorada do Sul.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br./