24 OUT 2023
PREFEITURA INAUGURA MONUMENTO QUE HOMENAGEIA ‘FORÇAS ESPECIAIS’, DO EXÉRCITO
A Prefeitura de Bela Vista inaugurou na manhã desta segunda-feira (23/10), na avenida Teodoro Sativa - próximo ao monumento Peão de Comitiva -, o Monumento ‘Antônio Dias Cardoso’, patrono do 1º Batalhão de Forças Especiais, e que marca os 40 de parceria entre o município e o Exército Brasileiro, por meio do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado - Regimento Antônio João, na formação de alunos do Curso de Forças Especiais.

“O prefeito Reinaldo Piti ressaltou que é uma honra imensa poder inaugurar um monumento desta importância, que marca os 40 anos de parceria entre o Bela Vista e o Exército Brasileiro, através do Regimento Antônio João. “Uma relação centenária, em que muitos momentos até se confundem, com um sendo palco para o protagonismo do outro. Um marco para nossas terras de histórias tão ricas e importantes”, destacou Piti.

O vereador Oraldino Centurião, autor da indicação para que fosse construído o monumento, lembrou que as terras bela-vistenses, que são parte da história da Guerra do Paraguai, em que foi palco da famosa Batalha do Nhandipá, e caminho importante no episódio da Retirada da Laguna, também completa esse ano, 4 décadas como etapa essencial no Curso de Forças Especiais do Exército Brasileiro.

“Há 40 anos Bela Vista contribui na formação dos oficiais mais treinados, preparados e que integram a elite do Exército Brasileiro. Provas da excelência da preparação são os dois últimos comandantes do Regimento Antônio João, tenente coronel Correia Neto e coronel Nakamura, alunos do Forças Especiais no município”, declara Oraldino.

Outro aluno do Curso de Forças Especiais realizados na Princesa do Apa, em 1985, foi o general Marco Antônio Freire Gomes, que até o ano passado foi o Comandante do Exército Brasileiro.