21 OUT 2021
PREFEITURA DE BELA VISTA INAUGURA ESCOLA DA ALDEIA PIRAKUÁ
O prefeito bela-vistense Reinaldo Piti, inaugurou nesta sexta-feira (24/9), a nova escola na Aldeia Indígena Pirakuá. A obra estava parada há quase dez anos e foi concluída com recursos próprios da administração municipal. “É um orgulho muito grande estar entregando essa escola, um compromisso que eu havia assumido com essa comunidade. Não foi fácil, passamos por muitas dificuldades, mas recuperamos a credibilidade do município e agora entregamos a obra pronta e já à disposição dos nossos irmãos indígenas", destaca Reinaldo Piti.
O secretário municipal de Educação, Idelcides Gutierres, ressaltou o apoio da administração e a parceria com os indígenas, que sempre tiveram compreensão e mantiveram um bom diálogo. “A construção dessa escola tem uma longa história, mas, o mais importante é que entregamos hoje uma escola de primeira, estruturada e que vai contribuir imensamente com a nossa educação. E agradecer, principalmente, ao prefeito Piti, que tem um olhar especial com a educação municipal”, declara Idelcides.
O professor Gerson Lopes Machado agradeceu pela obra e a importância de uma nova escola. “Agradeço ao prefeito Reinaldo Piti, porque sempre tem nos dado atenção e agora realizou um sonho de toda nossa comunidade”, diz. Opinião compartilhada pela líder da Aldeia, Irene Gomes. “Sempre lutamos incansavelmente por esse momento. Agradeço ao prefeito Piti e ao secretário Idelcides, muito atenciosos conosco e por terem concluído essa escola que é um anseio há tempos de todos nós”, completa Irene.
TRANSPORTE ESCOLAR E ESTRADAS
Os indígenas também agradeceram e destacaram a atenção que têm recebido da administração, principalmente com a implantação do Transporte Escolar para os alunos que moram muito distantes; e a manutenção e consertos das estradas. “É um direito nosso, sempre reivindicamos boas estradas, transporte para nossas crianças; e agora, felizmente, estamos sendo atendidos. E agradeço a todos, desde os servidores, motoristas, maquinistas, até o prefeito, secretários”, declara o indígena Jorge Gomes.
“Agradeço em nome de toda comunidade, porque estamos tendo boas notícias, como o transporte escolar para nossas crianças e a nossas estradas que estão sendo recuperadas e ficando muito boas. E claro, a nossa escola nova, que vai ajudar muito a educação da nossa aldeia”, comemora a líder Irene Gomes.
A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do vereador Oraldino Centurião, representando o Poder Legislativo, Modesta Lopes Martines, do Simted, dos secretários municipais Ayres Cafure (Fazenda), Francisco Gutierres (Obras), Letícia Cândia (Desenvolvimento), Edvaldo Pereira de Carvalho (Chefe de Gabinete) e Gabriel Barbosa (Coordenador Jurídico). E as diretoras de Ceims (Centro de Educação Infantil), Maria Cleonice Aranda e Maria Dolores Louveira.